quinta-feira, 12 de agosto de 2010
Carvão mineral
problemas, problemas ...
E a usina nuclear...
Nas usinas termelétricas...
Também é possível que uma determinada espécie animal habite uma área muito restrita, a destruição de uma grande área verde pode estar consumando a extinção definitiva de uma espécie que só existia naquela região.
Usinas de energia impactam meio ambiente
fonte: www.comciencia.br/reportagens/energiaeletrica/energia07.htm
Impactos ambientais gerados pela energia fóssil
A geração a partir destas fontes costuma provocar poluição, e esta, contribui com o aumento do efeito estufa e aquecimento global.
Desvantages: não são renováveis, poluem o ambiente, sua combustão gera gases de efeito estufa entre outras desvantagens.
Vantagens: Fica mais barato explorar combustíveis fósseis do que investir em fontes alternativas de energia.
Energia Fóssil
Os combustíveis fósseis são formados pela decomposição de matéria orgânica através de um processo que leva milhares e milhares de anos e, por este motivo, não são renováveis ao longo da escala de tempo humana, ainda que ao longo de uma escala de tempo geológica esses combustíveis continuem a ser formados pela natureza.
O carvão mineral pôs em movimento, durante décadas, veículos como as locomotivas, chamadas no Brasil de Marias-fumaça e navios à vapor. Atualmente, o carvão mineral garante o funcionamento de usinas termoelétricas.
Um grande problema desses combustíveis é o facto de serem finitos, o que faz com que a dependência energética a partir deles seja um problema quando esses recursos acabarem, embora de acordo com as teorias abiogênicas os combustíveis minerais são muito abundantes
Outro problema é que com a queima de combustíveis minerais são produzidos gases que produzem o efeito estufa como o gás carbônico e metais pesados, como por exemplo o mercúrio.
quarta-feira, 11 de agosto de 2010
Biomassa
A biomassa pode considerar-se um recurso natural renovável, enquanto que os combustíveis fósseis não se renovam a curto prazo.
A biomassa é utilizada na produção de energia a partir de processos como a combustão de material orgânico produzida e acumulada em um ecossistema, porém nem toda a produção primária passa a incrementar a biomassa vegetal do ecossistema. Parte dessa energia acumulada é empregada pelo ecossistema para sua própria manutenção. Suas vantagens são o baixo custo, é renovável, permite o reaproveitamento de resíduos e é menos poluente que outras formas de energias como aquela obtida a partir de combustíveis fósseis.
A queima de biomassa provoca a liberação de dióxido de carbono na atmosfera, mas como este composto havia sido previamente absorvido pelas plantas que deram origem ao combustível, o balanço de emissões de CO2 é nulo.
o uso da biomassa em larga escala também exige certos cuidados que devem ser lembrados, durante as décadas de 1980 e 1990 o desenvolvimento impetuoso da indústria do álcool no Brasil tornou isto evidente. Empreendimentos para a utilização de biomassa de forma ampla podem ter impactos ambientais inquietantes. O resultado poder ser destruição da fauna e da flora com extinção de certas espécies, contaminação do solo e mananciais de água por uso de adubos e outros meios de defesa manejados inadequadamente. Por isso, o respeito à biodiversidade e a preocupação ambiental devem reger todo e qualquer intento de utilização de biomassa.
fonte: www.wikipedia.org/wiki/Biomassa
Energia Azul
A tecnologia de EDR foi confirmada em condições laboratoriais. Como em outras tecnologias, o custo da membrana foi um obstáculo. Uma membrana nova e mais barata, baseada em polietileno eletricamente modificado, permitiu seu uso comercial. Com isso a energia azul, é considerada mais uma das novas energias que no futuro, quando se esgotarem as energias não-renovaveis, nos trará energia. Quando um rio despeja suas águas no oceano, há uma liberação gigantesca de energia. Coloca-se uma membrana entre dois reservatórios, um com água doce e outro com água do mar. Ela é capaz de reter íons de sal, mas não a água, gerando um fluxo de água em direção à água salgada. Aplica-se uma pressão maior na água salgada, invertendo este processo. A água do mar tem dois tipos diferentes de pequenos componentes: íons do sódio e íons de cloreto, positivos e negativos. E cada conjunto tem dois tipos de membrana. Um deixa passar apenas o íon positivo e outro somente o íon negativo. Imagine-se entre as minhas mãos a água de mar, o íon positivo passa através desta membrana e o íon negativo passa através desta membrana. Temos um circuito eléctrico, entre a água salgada e a água doce, de cada lado das duas membranas.
Hidrelétrica e meio ambiente
Os principais impactos ambientais ocasionados pelo represamento da água para a formação de imensos lagos artificiais são: destruição de extensas áreas de vegetação natural, matas ciliares, o desmoronamento das margens, o assoreamento do leito dos rios, prejuízos à fauna e à flora locais, alterações no regime hidráulico dos rios, possibilidades da transmissão de doenças, como esquistossomose e malária, extinção de algumas espécies de peixes.
Energia hidrelétrica
domingo, 8 de agosto de 2010
As desvantagens
- Área especifica – Reservatórios geotérmicos utilizáveis só podem ser encontrados em certas áreas. Os lugares disponíveis podem ser em áreas protegidas silvestres como o Parque Nacional de Yellowstone nos EUA ou podem ser distantes das áreas de demanda de consumidores.
- Depleção – Reservatórios geotérmicos podem ser esgotados quando a quantidade de vapor ou água retirada é maior do que pode ser recarregado ou artificialmente re-injetado. Uma vez que está completamente esgotado, o reservatório geotérmico pode levar séculos para se recarregar.
- Emissões de ar – Pode ter sulfureto de hidrogênio, dióxido de carbono ou outras emissões tóxicas, principalmente a partir de plantas secas a vapor.
- Lixo – Com algumas plantas, sólidos e resíduos tóxicos podem ser trazidos à superfície com a água geotérmica. Pode haver dificuldade de escoamento dos resíduos e ele também pode danificar a própria unidade.
Os benefícios da energia geotérmica
- Limpa - Vapor emite vapor de água e não emitem gases. Eles também conservam os combustíveis fósseis não renováveis e compensam as emissões de dióxido de carbono que teriam sido produzidos por uma fábrica de produção da energia convencional uma quantidade equivalente de eletricidade.
- Não terra intensiva – A usina geotérmica exige apenas uma média de 400 metros quadrados de terreno.
- Confiável - centrais de energia geotérmica pode operar 24 horas por dia e não são afetados da mesma maneira que a energia solar ou eólica plantas pode ser alimentada por mau tempo.
- Econômica – Existe uma necessidade menor da importação de óleo ou outros combustíveis fósseis para gerar eletricidade quando se tem energia geotérmica à disposição e a própria tecnologia pode ser vendida para outros países.
- Remoto - Centrais de energia podem ser instaladas em áreas remotas e, portanto, levar eletricidade para pessoas que estão longe dos centros populacionais. Isto é particularmente útil para as pessoas em países em desenvolvimento.
Uso direto da energia geotérmica
Energia Geotérmica
O termo Geotérmico vem do grego geo, que significa terra e terme. Por isso, geotérmica literalmente significa terra calor ou calor a partir da Terra. Este calor origina no núcleo da Terra, onde as temperaturas atingem 7000 graus centígrados, e são continuamente conduzidas para a parte de fora da superfície. O calor no núcleo da Terra é mantido através do constante decaimento de elementos radiativos no núcleo.
Há cinco fontes potenciais de energia geotérmica: hidrotermal reservatórios hidrotérmicos, energia da terra, salmoura geopressurizada, pedra quente e seca e magma. As duas primeiras fontes já estão em uso generalizado enquanto os três últimos só podem ser acessados por tecnologias avançadas e técnicas de engenharia. Estas tecnologias são apenas teóricas ou experimentais atualmente.
A região da costa do Alasca, por exemplo, continua a apresentar até hoje problemas resultantes dos resíduos do óleo derramado pelo petroleiro Exxon Valdez, mesmo após 15 anos do acidente. Em 1989, o navio liberou 42 milhões de litros de óleo no mar contaminando uma extensão de 1900 quilômetros. Técnicos do Greenpeace acreditam que a recuperação da área ainda está longe de ser alcançada. A empresa Exxon, que comercializa produtos da marca Esso, foi multada em US$ 5 bilhões pelos danos ambientais causados, mas entrou na justiça recorrerendo da decisão.
Petróleo e seus efeitos no meio ambiente
Energia maremotriz
Métodos de captação da energia das ondas
Energia das ondas
A energia das ondas, provém do aproveitamento das ondas oceânicas. É uma energia "limpa", isto é, sem quaisquer custos para o ambiente. Utilizar a energia das ondas implica em recolher o imenso poder das ondas oceânicas. As ondas produzem uma grande quantidade de energia e apenas uma pequena parte dela poderia ser utilizada para fornecer uma parcela da eletricidade que o mundo consome a cada dia. Ainda que variem as estimativas quanto ao montante com que as ondas poderiam contribuir para o consumo mundial de energia, há quem diga que poderia atingir os 10% .
Ruídos
Impacto sobre a fauna causado pela energia eólica
Vantagens ambientais da energia eólica
- Reduz a dependência de combustíveis fósseis, sendo o vento um recurso abundante e renovável;
- as centrais eólicas ocupam um menor espaço físico e permitem a continuidade de atividades entre os aerogeradores;
- melhora a economia local e oferta de empregos;
- a emissão de poluentes é mínima, não contribuindo para mudança climática global, chuva ácida, etc.
Energia eólica
A energia eólica não utiliza água como elemento motriz, nem como fluído refrigerante e não produz resíduo radioativo ou gasoso.
sábado, 7 de agosto de 2010
Como obter energia solar?
O uso da energia solar no mundo
Energia solar
- não ser poluente;
- não influir no efeito estufa;
- não precisar de turbinas e geradores para a produção de energia elétrica;
quinta-feira, 29 de julho de 2010
Mas a gente pode pensar que mesmo assim, algumas fontes como o gás natural não são tão prejudicias ao meio ambiente. Ainda bem!!
terça-feira, 27 de julho de 2010
Vantagens ambientais do gás natural
- Combustão mais limpa
- Não emite cinzas
- Não exige tratamento dos gases de combustão
- Rápida dispersão de vazamentos
- Emprego em veículos automotivos diminuindo a poluição urbana
O maior consumidor de gás natural no mundo, adivinhem quem é?
Isso mesmo, os EUA. Em 2º lugar vem a Rússia.
O Brasil é o 5º maior consumidor e o 4º maior produtor da América do Sul.
O gás natural é uma fonte de energia limpa, encontrada em rochas porosas no subsolo, podendo estar associadoou não ao petróleo.
Mais leve do que o ar, o gás natural dissipa-se facilmente na atmosfera em caso de vazamento. Para que inflame, é preciso que seja submetido a uma temperatura superior a 620°C.
Além disso, é um combustível não poluente. Não provoca a degradação do meio ambiente, enquanto outras matrizes energéticas promovem tamanha degradaçao.
quarta-feira, 21 de julho de 2010
Oláa
Somos alunos da Escola Elisa Tramontina, de Carlos Barbosa-RS, da turma 304.
Criamos este blog para divulgar assuntos sobre o tema "Relação entre Matriz Energética Mundial e Meio Ambiente"
Esperamos que vocês gostem!
beijos